Acreditamos que na educação infantil é o ponto de partida para a construção das aprendizagens que produz conhecimento a partir de vivências individuais e coletivas, respeitando o que é próprio da infância: a brincadeira, a afetividade e a socialização. É através desse espaço que a criança cria e recria suas próprias experiências, portanto gostaríamos de dividir esses momentos com todos que estiverem dispostos a acreditarem na educação para a vida. Sejam todos bem vindos!
domingo, 27 de março de 2011
As Cem Linguagens
A criança é feita de cem.
A criança tem cem mãos,
cem pensamentos,
cem modos de pensar,
de jogar e de falar.
Cem, sempre cem modos de escutar as maravilhas de amar.
Cem alegrias para cantar e compreender.
Cem mundos para descobrir.
Cem mundos para inventar.
Cem mundos para sonhar.
A criança tem cem linguagens
(e depois, cem, cem, cem),
Mas roubaram-lhe noventa e nove.
A escola e a cultura separam-lhe a cabeça do corpo.
Dizem-lhe: de pensar sem as mãos,
de fazer sem a cabeça,
de escutar e de não falar,
de compreender sem alegrias,
de amar e maravilhar-se
só na Páscoa e no Natal.
Dizem-lhe: de descobrir o mundo que já existe
e de cem, roubaram-lhe noventa e nove.
Dizem-lhe: que o jogo e o trabalho,
a realidade e a fantasia,
a ciência e a imaginação,
o céu e a terra,
a razão e o sonho,
são coisas que não estão juntas.
Dizem-lhe: que as cem não existem.
A criança diz: ao contrário, as cem existem.
Loris Malaguzzi
Assinar:
Postagens (Atom)